• Facebook
  • Feed RSS





Memorial Meyer Filho, de 5 de maio a 30 de junho de 2017

Lançamento do livro ABACV, SJEAG, SIZEZ, SOCYO, SNEPA, MABUI E MACAC - Arquivos Implacáveis de Meyer Filho

Exposição de desenhos “Arquivos Implacáveis”

Projeto Conservação e Restauro das Obras em Papel de Meyer Filho

Com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

 

O livro ABACV, SJEAG, SIZEZ, SOCYO, SNEPA, MABUI E MACAC - Arquivos Implacáveis de Meyer Filho é resultado do projeto Conservação e Restauro das Obras em Papel de Meyer Filho, realizado pelo Instituto Meyer Filho, em Florianópolis, SC, no período de janeiro a dezembro de 2016.

O projeto enfatizou o acervo de obras em papel do artista plástico catarinense Ernesto Meyer Filho (Itajaí, 1919 – Florianópolis, 1991), composto por 2.560 desenhos, que passaram por um processo de higienização, conservação, restauro e acondicionamento, sendo que 606 deles foram restaurados.

A publicação, lançada em 5 de maio no Memorial Meyer Filho, está organizada em duas partes interligadas. Uma delas é composta por três textos sobre o artista: “O homem e o Galo”, da escritora e crítica de arte brasileira Veronica Stigger; “Um artista fantasiado de bancário”, da curadora Kamilla Nunes e “Meyer Filho performa desenho” da dançarina e crítica de dança Sandra Meyer. Em outro momento, agora em preto e branco, as páginas da publicação são impressas com textos escritos por Meyer Filho ao longo de sua trajetória artística. Acompanhados de desenhos, esboços, crônicas e manuscritos, os textos do artista nos conduzem a uma multiplicidade de tempos e lugares. São apresentados ao leitor três crônicas e sua primeira autobiografia, escrita em 1964.

O título do livro, praticamente impronunciável, “ABACV, SJEAG, SIZEZ, SOCYO, SNEPA, MABUI E MACAC - Arquivos Implacáveis de Meyer Filho”, faz referência às “palavras códigas” que Meyer Filho decifrou durante três décadas trabalhando no Banco do Brasil. Espaço que também servia, entre um cafezinho e outro, para desenhar e construir seu “arquivo implacável”, agora restaurado. Parte desses desenhos rápidos podem ser vistos nesse livro, que buscou contrastar os diversos momentos da produção desse artista.

Seguindo a mesma linha de organização da publicação, está sendo apresentada ao público a exposição “Arquivos Implacáveis”, com curadoria de Kamilla Nunes. A exposição conta com desenhos e escritos do artista, sobretudo os produzidos na década de 1950 e 1960, momento em que Meyer Filho se tornou “Embaixador do Planeta Marte na Terra” e seus seres híbridos e obscuros passaram a habitar nosso planeta.

A organização da publicação é de Kamilla Nunes e do artista e designer Pedro Franz, que assina também o projeto gráfico. A coordenação editorial é de Sandra Meyer, presidente do Instituto Meyer Filho, a fotografia é de Pedro Alípio Nunes e a revisão ficou a cargo do escritor e tradutor Fernando Scheibe.

Com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o projeto contou com o  patrocínio da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. - BADESC,  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, ORSITEC Assessoria Contábil e Empresarial e ST Importações Ltda. 

 

 

Ficha técnica livro

ABACV, SJEAG, SIZEZ, SOCYO, SNEPA, MABUI E MACAC.

Arquivos Implacáveis de Meyer Filho

 

Organização: Kamilla Nunes e Pedro Franz

Coordenação Editorial: Sandra Meyer

Textos: Kamilla Nunes, Sandra Meyer e Veronica Stigger

Projeto Gráfico: Pedro Franz

Revisão: Fernando Scheibe

Fotografia: Pedro Alípio Nunes

 

 

 

 

Patrocínio:

Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. - BADESC

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

ORSITEC  Assessoria Contábil e Empresarial

ST Importações Ltda. 

 

Apoio:

Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

 

Realização:

Instituto Meyer Filho

Ministério da Cultura

 

Serviço:

Exposição Arquivos Implacáveis de Meyer Filho

Curadoria: Kamilla Nunes

 

Visitação da Exposição: 5 de maio a 30 de junho de 2017

Horário: 13 às 19 horas, de segunda a sexta

Local: Memorial Meyer Filho

Endereço: Praça XV de Novembro n. 180 / Florianópolis

 

Contato / Agendamento para visitas de grupos:
institutomf@gmail.com
Com Marília (51)9897-6272
ou Sandra (48) 3334-0560 - (48) 99911-6534