• Facebook
  • Feed RSS





PRIMEIRO ENSAIO SOBRE A RETÓRICA

Anderson Do Carmo

O artista compartilha o resultado de residência em dança no Memorial Meyer Filho realizada de 27 de junho a 22 de julho de 2016

Apresentação: 21 e 22 de julho/2016

 

Primeiro Ensaio sobre a Retórica – Uma sinopse

Uma palestra. Uma performance. Uma peça. Um pedaço. Um destroço. Um dejeto. Um desejo. Primeiro Ensaio sobre a Retórica é o resultado de uma residência que ocupou o Memorial Meyer Filho. É uma coleção de gestos, um inventário de sons, uma lista de imagens que pretende encontrar, invadir e habitar o espaço quase invisível que existe entre as palavras e as coisas. Em que momento os significados se grudam nos sons? Em que lugar as letras se juntam aos sentidos? E todos aqueles que sequer sabem que podem falar? E quem jamais foi escutado? O que dizer sobre quem está silenciado? O que dessas bocas sairia para em ouvidos alheios adentrar? Este corpo quer escutar o que outros corpos têm a dizer. Este corpo vai continuar falando mesmo sem ser compreendido. Este corpo não sairá daqui até conseguir conversar.

Pesquisa e performance: Anderson do Carmo

Fotos: Cassiana dos Reis Lopes

A dança acontece em frente do vestígio da performance "Sem título" de Sandra Meyer, ocorrida em 27 de junho.

 

Anderson do Carmo é bailarino, pesquisador das artes e crítico freelancer. Desde de 2008 vive e trabalha em Florianópolis. É graduado na Licenciatura e Bacharelado em Teatro no CEART-UDESC - e mestrando do PPGT-UDESC; atuou no Grupo Cena 11 Cia de Dança, Trabalhou com o Coletivo Genos, Marcela Reichelt, Milton de Andrade e Andras Cia de Teatro-Dança. Recebeu o Prêmio Klauss Vianna 2011. Visita teoricamente a obra de artistas da dança contemporânea e coordena projetos de produção crítica em contextos de investigação e performance.