• Facebook
  • Feed RSS





O INSTITUTO MEYER FILHO - IMF, associação civil sem fins econômicos, foi criado em 5 de maio de 2004.  Além da organização e divulgação do acervo do artista plástico catarinense Meyer Filho, o Instituto tem como intuito o desenvolvimento e valorização do patrimônio cultural-histórico e artístico de Santa Catarina nas suas variadas expressões. 

O artista, ao longo de sua trajetória, teve o cuidado de guardar obras representativas de suas mais significativas fases criativas, bem como depoimentos marcantes em forma de diário aberto e crônicas, complementadas com um vasto conjunto de impressos, fotos e documentos diversos, todos relativos à produção artístico-cultural da década de 40 a 90 do século XX em Santa Catarina. Este  importante acervo, deixado pelo artista, foi legado à sua família, e está sendo devidamente catalogado e organizado pelo Instituto Meyer Filho, com o intuito de disponibilizá-lo à comunidade.

Desde 25 de novembro de 2004 o IMF conta com espaço para exposição de parte do acervo de Meyer Filho na sala Memorial Meyer Filho. Concebido em homenagem ao artista, o Memorial está localizado no Centro Cultural de Florianópolis, no número 180 da Praça XV de Novembro, no centro da capital catarinense.